Cirurgias

Ectrópio

O que é ectrópio?

O termo ectrópio palpebral se refere à alterações palpebrais que determinam o afastamento da margem palpebral de sua posição anatômica em contato com a conjuntiva bulbar, tornando-se evertida.


Qual é o tratamento?

O tratamento clínico do ectrópio palpebral consiste no uso de lubrificantes tópicos, associados à pomadas de antibiótico. Todavia, o tratamento definitivo é o cirúrgico, onde realizamos uma ressecção com o intuito de provocar encurtamento palpebral e conseqüente reposicionamento da margem palpebral. A cirurgia para a correção do ectrópio palpebral deverá ser indicada quando a eversão palpebral determinar uma exposição do terço inferior do olho, provocando lacrimejamento, irritação do olho ou da pálpebra, ceratite punctata superficial e espessamento e hiperemia conjuntival. A correção do ectrópio palpebral também é indicada nos casos mais avançados onde ocorre queratinização da conjuntiva exposta, devido ao ressecamento crônico.
Ectrópio palpebral
Fonte: http://www.aptomed.com.br/canal/Oftalmologia/Cirurgia-Plastica-Ocular:--Oculoplastica/Ectropio-palpebral---Palpebra-virada-para-fora