Cirurgias

Pterígio Exérese

O QUE É O PTERÍGIO ?
Tambem conhecido por “carne crescida”, o pterígio é uma alteraçao na membrana transparente do olho chamada conjuntiva, causado pela grande exposição à luz solar ou tendência genética. Não deve ser confundido com a catarata, que é a perda de transparência do cristalino e exige outro tipo de tratamento. 

QUAL O TRATAMENTO?

Tratamento clínico

Quando o pterígio é pequeno e provoca pouco incômodo, pode-se optar por um tratamento mais paliativo, apenas dos sintomas, à base de colírios. Os colírios, que podem ser vasoconstrictores ou lubrificantes, não farão desaparecer o pterígio, apenas aliviam momentaneamente o desconforto. O uso de óculos escuros e, em algumas situações, compressas de soro fisiológico gelado, tambem são alternativas para amenizar a irritação.


Tratamento cirúrgico

Existem várias técnicas para a cirurgia do pterígio. Em todas elas, realiza-se a retirada total do pterígio, a diferença está no que é colocado no local onde antes havia o pterígio. Na técnica mais simples, não coloca-se nada no local. Na técnica mais atualmente utilizada coloca-se uma parte de conjuntiva retirada de outro local do olho (transplante de conjuntiva), visando diminuir a chance do pterígio voltar ou recidivar. 

 

Fonte: http://www.olhosfreitas.com.br/o-que-e-pterigio/

http://www.hosergipe.com.br/doencasLeiaMais.php?ID_DOENCA=40

http://visuallaser.com.br/exibe_especialidade.php?id=12