Cirurgias

Triquíase

Trata-se de uma alteração das pálpebras que acontece pela mudança na orientação dos cílios, que perdem o alinhamento e o direcionamento tradicional. Quando ocorrem estas alterações o resultado são inflamações, erosões e até ulcerações, pois os cílios desalinhados tocam na superfície da córnea.

Dentre os tratamentos mais comuns estão a epilação com pinça que é simples e eficaz, mas as recorrências dentro de poucas semanas são comuns. Também é utilizada a eletrólise, útil quando há poucos cílios isolados. É, no entanto, um procedimento tedioso e frequentemente são necessários múltiplos tratamentos para obter um resultado satisfatório.

A crioterapia é muito eficaz na eliminação de muitos cílios simultaneamente. Porém pode acarretar despigmentação da pele em indivíduos de pele escura, depressão superficial da margem palpebral e uma lesão das glándulas meibomianas que pode afetar de modo adverso o filme lacrimal pré-corneano.

Já a ablação a laser é indicada quando apenas alguns poucos cílios dispersos necessitam de tratamento enquanto que a cirurgia envolvendo ressecção ou excisão lamelar anterior pode estar indicada para uma área restrita de triquíase resistente a outros métodos de tratamento.

 

Fonte: http://saudevisual.com.br/saude/o-que-e/579-triquiase