Procedimentos c/ Yag laser

 

Yag Laser

Quando a acuidade visual fica comprometida pela opacidade capsular, a abertura da cápsula posterior poderá ser realizada com YAG Laser, sem necessidade, portanto, de realização de procedimento cirúrgico. O procedimento é rápido, realizado com colírio anestésico, não necessitando de repouso, o que permite com que o paciente retorne às suas atividades normais em pouco tempo.

 

Capsulotomia YAG LASER

A capsulotomia YAG Laser é uma técnica cirúrgica que visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor. A capsulotomia posterior com yag laser é realizada na capsula posterior do cristalino quando esta está opacificada. Habitualmente, a opacificação da cápsula posterior ocorre como uma complicação da cirurgia de catarata. 

Passados alguns meses ou mesmo anos após a cirurgia da catarata, a cápsula da lente pode tornar-se opaca. Esta opacificação ocorre em cerca de 30% dos olhos submetidos a cirurgia de catarata, provocando perda de visão. Em algumas pessoas, a opacidade pode tornar-se muito densa e causar diminuição de visão considerável, sendo que em alguns casos a perda de visão pode ser tão elevada como a que existia com a catarata original.Embora algumas pessoas chamem à opacificação da cápsula posterior "catarata secundária", ou “segunda catarata” ela, na realidade, não é uma catarata. Quando a catarata é removida cirurgicamente não volta a ocorrer a opacificação do cristalino.

 

Iridotomia YAG LASER

A iridotomia yag laser é um procedimento oftalmológico que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da iris com laser yag. Por este motivo é também conhecida como iridotomia periférica. Este tipo de cirurgia é efetuado quando o ângulo irido corneano é estreito.

Este procedimento é, habitualmente, efetuado quando a pupila se encontra bloqueada como acontece nos olhos com lentes de câmara anterior ou na seclusão pupilar (aderência da pupila ao cristalino) no caso das uveítes. A iridotomia é também efetuada no tratamento do glaucoma.

YAG LASER

 

Fonte:http://www.botelho.med.br/cirurgias/yag-laser

http://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/oftalmologia/capsulotomia/

http://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/oftalmologia/iridotomia/#