Últimos posts

Muito Além do Teste do Olhinho

notícias visual laser teste do olhinhoLogo após o nascimento, o bebê enxerga pouco, apenas luzes e vultos. Se tudo estiver bem com sua saúde, ocorrerá o desenvolvimento progressivo da visão. Além do já preconizado Teste do Olhinho, especialistas recomendam que por volta dos 3 meses de vida a criança passe por uma espécie de check up oftalmológico. "Com essa idade, o bebê já possui uma rotina e a mãe ainda está no período de licença maternidade, o que facilita a ida ao médico", esclarece Dra. Vanessa Bernardes, do Hospital Oftalmológico Pacini.

Do final do terceiro trimestre de vida até completar o primeiro aniversário, as crianças vivenciam uma evolução visual acelerada. "Isso se dá tanto do ponto de vista anatômico, já que o rostinho está crescendo, como também funcional", explica a oftalmopediatra. Ao completar um ano, o bebê deve ser novamente avaliado por um especialista, hábito que deverá ser mantido anualmente.

"As crianças necessitam receber uma atenção diferenciada especialmente até os 10 anos, pois é nessa idade que o córtex occipital, parte do cérebro responsável pela visão, conclui sua formação", explica Dra. Vanessa. Na prática, isso significa que enquanto o desenvolvimento ocorre, é possível corrigir determinados problemas, como o estrabismo e a ambliopia - conhecida como 'olho preguiçoso'.

Segundo a médica, os pais devem observar o surgimento de sintomas, desde os mais simples - como muita secreção nos olhos, coceira em um determinado olho ou lacrimejamento excessivo devido à claridade - até os mais raros - como olhar perdido e reflexo vermelho ocular que não aparece em registros fotográficos. "Quanto maior o cuidado na infância, menores serão as chances de problemas visuais permanentes na idade adulta", conclui.

 

Fonte: Pacini Hospital Oftalmológico - hospitalpacini.com.br