Últimos posts

Perigo à vista para crianças

Uso errado de computadores pelos pequenos pode provocar sérios problemas de visão

notícias visual laser uso de computadores por criançasPosicionar-se de forma errada em frente ao computador, ao videogame e à TV pode provocar danos permanentes à saúde visual das crianças, aponta estudo realizado com mais de 800 voluntários em Campinas (São Paulo). A fase mais crítica, segundo os especialistas, é partir dos 6 anos, quando os jovens começam a utilizar equipamentos eletrônicos com mais frequência.

 

O computador aparece como o maior vilão, pois costuma estar ajustado para o uso de adultos e, quando compartilhado com os pequenos, acaba forçando-os a entortar a cabeça em frente ao monitor para enxergar melhor. A má postura faz com que cada olho seja estimulado de forma diferente, podendo causar a ambliopia. Mais conhecido como "olho preguiçoso", o problema é gerado pelo desenvolvimento desigual entre os olhos, gerando dores de cabeça, queda no rendimento escolar e indisposição para atividades esportivas.

 

Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista autor do estudo, alerta que pais devem levar filhos ao médico especialista em visão a partir dos 4 anos. "Quanto mais cedo a ambliopia for descoberta, melhor, pois ela é reversível até os 8 anos, quando o olho termina de se desenvolver", afirma.

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, 4% das crianças brasileiras têm ambliopia. Porém, das 835 analisadas pelo estudo de Queiroz Neto, 8% foram diagnosticadas com a doença. "As crianças que examinamos eram principalmente das classes A e B, mais inseridas no mundo digital", explica o médico.

 

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 15 milhões de crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão e 33 mil ficam cegas no país devido a doenças oculares que poderiam ser prevenidas se tratadas precocemente.

 

CUIDADOS FRENTE AO COMPUTADOR

MONITOR

Posicione o monitor 10 a 20 graus abaixo do nível dos olhos e prefira monitores LCD anti-reflexivos com tamanho mínimo de 17 polegadas. Além disso, a tela deve estar sempre limpa, com o máximo de contraste e o mínimo de luminosidade possível.

 

USUÁRIO
Oriente a criança a ficar a uma distância mínima de 60 cm do computador. É importante piscar mais vezes enquanto estiver usando a máquina, para não ressecar os olhos. Cada hora em frente ao computador requer 5 a 10 minutos de descanso para adultos e de 15 a 30 minutos para as crianças.

 

OUTRAS ORIENTAÇÕES
Os pais devem levar as crianças ao oftalmologista a partir dos 4 anos, pois nessa idade ainda é possível reverter problemas que podem comprometer para sempre a visão. Outra dica é incluir semente de linhaça e peixes gordurosos (como salmão) na dieta, pois eles contêm ômega 3 e ômega 6, que melhoram a produção da lágrima, fazendo com que os olhos fiquem mais hidratados. 

 

Fonte: odia.ig.com.br - O Dia (RJ)