Últimos posts

Brincar fora de casa diminui risco do seu filho de desenvolver miopia

Estudo australiano relacionou tempo passado ao ar livre com menor incidência do problema

notícias visual laser miopiaMais um motivo para você levar seu filho para brincar lá fora. Um estudo acaba de reforçar que passar algumas horas fora de casa pode diminuir o risco de ele desenvolver miopia. A pesquisa foi feita em Sidney, na Austrália e acompanhou 2.100 crianças durante 5 anos para descobrir quais os fatores poderiam influenciar a aparição desse problema.

 

 

Entre os parâmetros utilizados pelos pesquisadores estavam o tempo que as crianças passavam fora de casa por semana, a ascendência dos pais, os casos de miopia na família e o nível socioeconômico.

 

 

Após analisar os dados, os cientistas concluíram que as crianças que se tornaram míopes passaram menos tempo fora de casa em comparação com aquelas que tinham a visão normal (16 horas por semana contra 21 horas por semana). Em relação à ascendência, os filhos de asiáticos tiveram maior incidência do problema. No caso das crianças mais novas, o fato de um dos pais (ou ambos) ter miopia também foi um fator de risco, assim como passar horas olhando para um objeto próximo (como a TV, o computador ou durante uma leitura).

 

 

Quando a criança passa mais tempo fora de casa, brincando, por exemplo, ela exercita a visão de forma espontânea, ou seja, olha para perto e para longe (distâncias maiores de 5 metros), evitando assim danos ao globo ocular já que aumenta sua amplitude de visão.

 

 

A relação entre a miopia e o tempo passado dentro de casa já tinha sido identificada em outra pesquisa, da Universidade Cardiff, na Inglaterra. Segundo Luis Eduardo Rebouças de Carvalho, oftalmologista da Santa Casa de São Paulo (SP), crianças mais novas estão mais sujeitas a esse tipo de interferência visual. "A visão é um processo contínuo, a gente não nasce enxergando 100%. Ela se forma por completo entre 5 e 8 anos de idade, mas pode ser influenciada por fatores genéticos", diz Carvalho.

 

 

Se não é sempre que você consegue estar com o seu filho ao ar livre, acalme-se. Uma dica simples ajuda a desenvolver a visão do seu filho: para cada hora na frente do computador ou da televisão, ele deve passar dez minutos com os olhos fechados ou olhando pela janela. De acordo com Carvalho, dessa forma a criança descansa a visão e treina diferentes focos, diminuindo o risco de miopia.

 

Fonte: revistacrescer.globo.com