Últimos posts

Por que devo procurar o oftalmologista para o meu exame de vista?

Imagine você que o olho, um órgão tão pequeno pode ser afetado por 3.892 doenças, algumas raras e outras nem tanto mas muitas delas com possibilidade de cegar se não forem tratatadas a tempo. 

 

No Brasil, a optometria é praticada por médicos oftalmologistas e é chamada de Refratometria. Essa evolução - só o oftalmologista deve examinar, receitar óculos ou lentes de contato, diagnosticar e tratar doenças oculares - aconteceu no Brasil em 1934. Neste ano, uma lei determninou que apenas optometristas formados (na época os médicos oftalmologistas eram chamados de optometristas ou oculistas) podiam avaliar a visão e receitar óculos.

 

Essa lei, acolhida pela Constituição cidadã de 1988 é válida até hoje, com o objetivo de resguardar a saúde e segurança ocular dos pacientes.

 

Em vários países, inclusive no Brasil, a medida e a correção dos distúrbios visuais continuam a serem feitas por 'não médicos', pelo fato de acharem que quase todos os problemas de visão que você possa ter estão relacionados à falta de óculos. Porém, existem outros problemas (além da correção visual), graves e alguns silenciosos que podem levar à cegueira. Portanto, somente o MÉDICO OFTALMOLOGISTA está preparado para receitar os óculos e diagnosticar e tratar doenças oculares quando presentes.  

 

notícias visual laser optometrista

 

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia.