Últimos posts

Olhos podem dar sinais de estresse e cansaço

notícias visual laser blefaroespasmo ou trismo palpebral

O cansaço corporal e mental pode ser percebido também por sintomas físicos, que se manifestam de maneiras diferentes.

 

 

O que poucas pessoas sabem é que este tremor nas pálpebras pode ser um alerta de que o corpo esteja no auge do cansaço ou estresse.

 

A correria do dia a dia, a falta de tempo e preocupações são alguns dos motivos que levam muitas pessoas ao estresse. O cansaço corporal e mental pode ser percebido também por sintomas físicos, que se manifestam de maneiras diferentes.

 

Sinais que mostram que está na hora de ir mais devagar, como, por exemplo, o tremor nas pálpebras, movimentos involuntários, que podem ocorrer por dias ou em curtos intervalos. O que poucas pessoas sabem é que este tremor pode ser um alerta de que o corpo esteja no auge do cansaço ou estresse.

 

A oftalmologista do HCO, Roberta Abdulmassih, explica que está é uma reação do corpo indicando que algo está errado. "Esses tremores são chamados de blefaroespasmo ou trismo palpebral e significam um alerta do corpo informando que algo não está bem", afirma Roberta.

 

A médica explica que estas contrações, quando relacionadas ao estresse, ocorrem porque nosso corpo libera hormônios específicos que atuam nas teminações nervosas destes músculos, provocando estímulos que fazem com que as pálpebras sofram contrações involuntárias.

 

Mas a oftalmologista alerta: "É preciso consultar um oftalmologista e observar cada caso, porque o espasmo palpebral (tremor nas pálpebras) também pode acompanhar doenças oculares como: ceratite, uveite, síndrome do olho seco, blefarite e até mesmo uso de óculos com correção inadequada. Em casos mais extremos, estes tremores podem ter causas mais graves como distúrbios neurológicos", ressalta Roberta Abdulmassih.

 

Fonte: exame.abril.com.br