Últimos posts

Alerta para a prevenção de doenças oculares

notícias visual laser alerta doença ocularesA deficiência visual é a mais comum no País, atingindo 18,8% da população, segundo o Censo 2010, do IBGE. De acordo com a oftalmologista Kátia Mello, diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, em Duque de Caxias, a catarata e o glaucoma são as principais causas de cegueira.

 

Estima-se que o glaucoma afete cerca de 900 mil pessoas no Brasil. "Essa doença, quando não tratada e diagnosticada a tempo, leva à cegueira irreversível", explica Kátia. O problema, causado pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta, raramente apresenta sintomas. No entanto, dores de cabeças fortes, sensibilidade à luz, enjoo e dor ocular já podem ser um alerta para procurar um oftalmologista. Histórico da doença na família também é um fator de risco.

 

A catarata, lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, é outra doença que se não for tratada poderá levar à perda da visão. "A catarata é a maior causa de cegueira evitável. Os portadores da doença não devem temer a cirurgia, pois o procedimento é simples e a recuperação costuma ser muito rápida", orienta Kátia Mello.

 

Entre os sintomas da catarata estão a sensação de visão embaçada ou com névoa, sensibilidade à luz e alteração da visão de cores. Com a progressão da doença, a pessoas poderão enxergar apenas vultos.

 

De acordo com a oftalmologista, o hábito do brasileiro de ficar longas horas exposto ao sol pode possibilitar a progressão de catarata, pterígio (comum em países tropicais), degeneração macular senil e tumores da córnea e conjuntiva. Por isso, o uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças, é muito importante para prevenir doenças como essas. "Usar modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade podem ter efeito contrário, aumentando a agressão solar", alerta a especialista.

 

A médica também chama a atenção para a importância da prevenção da cegueira na infância. "O glaucoma congênito e a catarata congênita são as principais causas da perda de visão em crianças. Um pré-natal adequado e o teste do olhinho são imprescindíveis", recomenda Kátia.

 

Pessoas com mais de 50 anos também precisam redobrar as atenções à saúde dos olhos, já que ficam mais suscetíveis a doenças como a degeneração macular senil, que pode levar a uma perda parcial da visão. 

 

Os diabéticos também devem incluir as visitas ao oftalmologista em suas rotinas, pois são mais vulneráveis a complicações oculares como a retinopatia diabética, que é umas das principais causas de cegueira evitável na população economicamente ativa de países desenvolvidos. Visão embaçada, cegueira noturna, visão dupla e sensação de pressão nos olhos são alguns dos sintomas.