Últimos posts

Pesquisa: dieta vegetariana reduz risco de catarata

notícias visual laser

São Paulo - As dietas que restringem o consumo de carne vermelha fazem bem ao coração, principalmente depois dos 40 anos. Estudo realizado na Universidade de Oxford (Reino Unido) revela que, entre os vegetarianos, há uma redução de 32% no risco de morte por doenças cardíacas - principalmente pelos benefícios sobre o colesterol e a pressão sanguínea. A boa notícia é que esse tipo de dieta também é excelente para os olhos, reduzindo o risco de catarata em 40%.

 

Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, o modelo ideal de refeição saudável deve incluir grandes quantidades de frutas, legumes e verduras frescas - que podem ser consumidas ao longo do dia. A ideia é aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína, já que os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde ocular, retardando doenças como catarata, degeneração macular, olho seco e tantas outras. "Frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres".

 

Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. A esses alimentos, acrescentamos cenoura e abóbora, que também são ricas em vitamina A e contêm muita vitamina C", diz o especialista.

 

Para evitar a síndrome do olho seco, Neves também recomenda incluir na dieta fontes de ômega-3: peixes, castanhas, óleo de linhaça e canola. O médico ainda faz um alerta: "Não adianta comer mais frutas e verduras sem reduzir drasticamente a ingestão de sal. O sódio pode colocar tudo a perder quando ingerido em altas quantidades, levando ao desenvolvimento de catarata. Por isso é tão importante ficar de olho nas embalagens e preferir comprar alimentos prontos com baixa quantidade de sódio".

 

De acordo com o especialista, uma refeição completa e boa para a saúde ocular deve trazer uma salada acompanhada de um salmão ou atum grelhado. Renato Neves dá ainda uma receita de salada para enxergar bem: 1 maço de espinafre cortado; 6 folhas frescas de alface romana; 2 cenouras raladas; 1 berinjela pequena levemente cozida e cortada em cubos; 1 maço de brócolis; cubinhos de pimentões amarelo, vermelho e verde, sem pele; 6 couves de Bruxelas; sementes de linhaça dourada; castanhas do Pará trituradas. Para temperar a salada, o molho pode ser preparado com óleo de canola, suco de um limão, mostarda Dijon e queijo parmesão.

Fonte: exame.com - Fevereiro/2013